
Vendi todas as Ações dela!
Vendi todas as Ações da TSMC, Tawain Semicondutor Manufacturing Company. A grande empresa, líder de mercado no setor dos Semicondutores, deixou o meu Portfólio em Dezembro para dar lugar a um ETF. Será que fiz bem?
Todos os meses vou partilhar contigo alguns ensinamentos que vou tirando dos investimentos que vou fazendo. Compras, Vendas, Rentabilidades, Empresas e outros assuntos relacionados relevantes no meu ponto de vista, por isso, se estás interessado, acompanha. Depois diz-me a tua opinião por e-mail.
A TSMC
A TSMC, ou Taiwan Semiconductor, é uma força dominante na produção de chips para uma variedade de dispositivos. Contudo, fatores como a crescente concorrência e tensões geopolíticas levaram-me a reavaliar a minha posição. Os seus clientes são empresas como a Apple, Qualcomm, AMD, Broadcom, NVIDIA, Intel, NXP, ARM e muitos mais.
Neste site podes encontrar mais informação relevante sobre a empresa, como, quem a controla, o que faz e alguns dados históricos bastante resumidos.
Trata-se então de uma má empresa?
Não exatamente, pois a meu ver continua a ter grandes vantagens competitivas face a possíveis concorrentes e continua a apresentar bons resultados financeiros. No entanto alguns fatores pesaram na minha decisão:
- Deixou de ser o único líder no setor dos Semicondutores já a algum tempo. Outras empresas como ASML (produz as máquinas para fazer chips) a Nvidia (desenha os chips) ou AMD e Intel, são também líderes, o que torna difícil a decisão.
- O conflito e alta tensão entre China e Taiwan que ocorreu, e que pode no futuro voltar a acontecer, foi um dos fatores que pesou, visto que a empresa ainda tem grande parte da produção em Taiwan.
- Apesar de estarem a preparar a abertura de novas fábricas em outros países, a Berkshire Hathaway de Warren Buffet, o grande investidor, e uma pessoa que tenho como referência nesta área, também deixou de ser acionista da TSMC em Fevereiro de 2023, alegando, segundo a Fortune, “Risco Geopolítico”, vendendo então cerca de 5 Biliões de Dólares em Ações da empresa.
Vê este pequeno vídeo onde ele explica o porquê da sua venda.
Porquê o ETF de Semicondutores?
Com o valor da venda da TSMC, adquiri então, unidades de participação no ETF de Semicondutores com o ticker VVSM na Bolsa de Frankfurt. Nesta Bolsa em específico apenas para a corretora não me cobrar mais taxas anuais.
Este ETF tem participação em excelentes empresas, tais como ASML, Nvidia e até TSMC também . Assim consigo estar exposto a outras empresas, e em outras regiões, sendo que cerca de 75% das empresas estão nos Estados Unidos, melhor sítio para investir até hoje não há. Na imagem abaixo consegues ver todas as empresas onde o ETF investe por mim, à data de Dezembro de 2023. Esta tabela consegues obtê-la no Relatório Anual fornecido pela entidade gestora, neste caso, a VanEck, ou na página oficial do ETF.
O ETF ajuda também na vertente de que não preciso de comprar ações individuais e ocupar mais espaço no Portfolio, que não quero que cresça muito mais.

Pensa Sempre Por Ti
Não sou um investidor profissional e por isso não deverás assumir a minha partilha de informação como se fossem conselhos de um consultor financeiro ou recomendações de investimento.
Partilho a minha experiência, os meus erros e os meus investimentos apenas com um intuito pedagógico e não como profissional na área dos investimentos financeiros.
Faz a tua própria pesquisa e investigação para que possas fundamentar as decisões que vais tomar.