
Os meus investimentos em 2024
Os meus investimentos em 2024, no geral, até que não correram mal. Investi em mim mesmo, e “no meu futuro eu”. Queres saber mais?
Na Bolsa de Valores
No final do ano, ou no início do próximo, é altura de olhar para todos os investimentos que fui fazendo, e ver se era melhor estar quetinho ou não 😂.Escrevo isto em Janeiro de 2025, mas até ao final de Dezembro de 2024, o Índice S&P500 estava com um valorização anual de cerca de 23%. Incrível, não é?😃
O meu Portfolio, acabou o ano com uma valorizações de cerca de 23%, isto segundo o que me diz o Yahoo Finance ou o Google Finance. E sim, eu comparo em sítios diferentes, a valorização do mesmo Portfólio, para saber em que ferramentas posso confiar, e também por puro entretenimento 😂. Nas imagens abaixo, comparo o S&P500 com o meu Portfólio. De referir que tenho empresas chinesas, logo algumas pessoas poderão afirmar que não é 100% justo, esta comparação, mas eu gosto de o fazer na mesma.
Resumindo, penso que tenho aprendido com os erros dos anos anteriores e consegui dar luta ao S&P500. No ano passado fiz 10% mas este ano bati o índice por muito pouco fiz 23,69%, e estou muito contente 😃.
Estas percentagens do Google Finance não são 100% corretas pois o S&P500 acabou o ano com 23,31% segundos dados oficiais da SPGI, no entanto dá para ter uma noção.
Espero que o próximo ano seja ainda melhor, mas se não for, vou aproveitar para comprar o que estiver em saldo, pois, sei que no longo prazo irei ganhar, mantendo esta Filosofia de Investimento. Não para comprar e vender no curto espaço de tempo, mas investindo em excelentes empresas, líderes de mercado, e com excelentes resultados financeiros. Já aprendi muito nesta área, mas ainda quero aprender mais e sinto que tenho muito para aprender.


NOTAS: Para veres melhor as imagens, basta “Abrir a imagem num novo separador” / Todos os meus investimentos em Bolsa estão na corretora Degiro
Mas que Filosofia de Investimento é essa?
Basicamente é investir para longo prazo, não comprar e vender no curto espaço de tempo, mas investir em excelentes empresas, líderes de mercado, com excelentes resultados financeiros, com as melhores equipas de gestão, e por fim garantir que se compra com margem de segurança. (abaixo do Valor Intrínseco – o valor justo da empresa)
Todos os meses reservo uma pequena parte do rendimento mensal para investimento, (o famoso “paga-te a ti primeiro”) e mando para o espaço livre da Degiro. De seguida verifico no meu excel quais as empresas que estão em desconto face ao Valor Intrínseco e que ainda tenho espaço de alocação disponível. Analiso os gráficos dessas ações, defino os meus níveis de entrada e crio ordens de compra na Degiro. Simples.
Compras Finais, as Melhores e as Piores Ações do Ano
Desde o último artigo, que aconteceram algumas correções e eu tive de aproveitar para comprar mais pois ainda tinha posições abertas. Comprei mais Adobe e ainda Elevance Health.
- A cotação da Adobe caiu, após os resultados trimestrais, pois a administração anunciou que espera alguns atrasos nos retornos que Inteligência Artificial pode dar. Algo que não me preocupa, pois sei que mais cedo ou mais tarde vão dar a volta, e aproveitei então para completar melhor a minha posição.
- Já a cotação da ação da Elevance Health, tem caido juntamente com as restantes empresas de saúde. O Homicídio do CEO da United Health, as tentativas do sistema judicial para eliminar os serviços de prestação de medicamentos, feitos por estas empresas, entre doentes e farmácias, cortes nas ajudas governamentais aos planos Medicaid, foram dos casos que mais pressionaram o setor. As correções foram acontecendo e aproveitei para reforçar. Espero que United Health desça mais ainda para reforçar com alguma margem de segurança.
As empresas que estão a dar mais rentabilidade ao Portfólio são: Meta Platforms, Amazon, Apple, Alphabet, Microsoft e Salesforce. Por outro lado as posições com mais desvalorização são, Estee Lauder, JD.com, Alibaba, Elevance Health, Realty Income e Ping An.
Para futuro, espero reforçar, United Health, Elevance, Salesforce, Visa ou LVMH.
Como vai o Fundo de Emergência e a criação do PPR
Os meus investimentos em 2024 ainda não tinham acabado, e em relação ao meu Fundo de Emergência, decidi alocar algum capital no PPR da Casa de Investimentos. Neste momento tenho então o Fundo de Emergência distribuído por:
- Certificados de Aforro – Série E a render 3%
- Trading Republic – no espaço livre da corretora a render 3% com acesso através de cartão de débito normal, o que dá muita liquidez ao Fundo de Emergência
- PPR Casa de Investimentos
Porque Escolhi este PPR? Como o escolhi no meu de muitos?
A escolha foi relativamente fácil. Eu já há imenso tempo que sigo o Podcast da Casa de Investimentos, e partilho das mesmas ideias dos seus gestores. Investem nas melhores empresas do mundo, com a devida margem de segurança. Empresas com altas faturações, lucros e margens operacionais crescentes, com baixos níveis de dívida ou nenhuma e com imenso dinheiro nas contas. com margem de segurança e te
O investimento pessoal - Ginásio e Livros
Nesta última fase do ano, principalmente devido á minha querida esposa, entrei para o ginásio. Vou praticamente todos os dias, eu e ela, e podemos falhar no máximo 1 a 2 dias, não mais do que isso. 45minutos de cardio e musculação seguidos de sauna, jacuzzi e banho turco, num total de 1h30 a 2h. Comecei a sentir menos ansiedade e menos stress. Tenta praticar algum tipo de desporto também 🙂 mal não irá fazer
Já a nível de leitura, li menos que no ano passado: Como Fazer Amigos e Influenciar pessoas, Doze e meio, Richer Wiser and Happier, (clica nos links para saberes o que achei destes livros) Hábitos Atómicos, Investing for Growth e por Bolsa dúvidas Reais Respostas sem rodeios. Este último livro, tive o prazer de o rever a pedido do Pedro Silva Santos e deixar uma pequena opinião sobre o livro e o curso online de investir na bolsa. Se comprares o livro podes ver o que escrevi na página 64 e podes ainda ver a minha troca de emails com o Pedro no Capítulo 43.
E assim foram os meus investimentos em 2024, e como foram os teus?



Pensa sempre por Ti
Não sou um investidor profissional e por isso não deverás assumir a minha partilha de informação como se fossem conselhos de um consultor financeiro ou recomendações de investimento.
Partilho a minha experiência, os meus erros e os meus investimentos apenas com um intuito pedagógico e não como profissional na área dos investimentos financeiros.
Faz a tua própria pesquisa e investigação para que possas fundamentar as decisões que vais tomar.